Segunda-Feira, dia 09 de Outubro de 2017
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Como é a minha Terra

Junho de 2017

Como é a minha Terra

Fabiana Ficher
19 anos
S.Bento
Estudante Animadora Sociocultural

1) Como surgiu a oportunidade de estagiar na Casa de Saúde S. Rafael ?
Em cada ano formativo do meu curso é necessário realizar um determinado número de horas de estágio, então quando surgiu o levantamento dos locais de estágio senti-me um pouco perdida, tendo em conta que o público-alvo mais escolhido é normalmente os idosos e as crianças e eu queria uma experiência nova e que me enriquecesse não só a nível formativo mas também pessoal. Quando partilhei esta situação com um amigo foi este que me referiu a Casa de Saúde S.Rafael, ao que eu fiquei um pouco reticente na altura, pois não tinha a noção como esta funcionava, mas decidi arriscar e tenho a dizer que me surpreendi muito e pela positiva.

2) Que áreas abrange o seu estágio ?
O meu estágio está mais ligado à área da organização e coordenação de atividades no âmbito dos programas, tais como visitas a diversos locais, ateliers, encontros culturais e recreativos. Está ligado também a área de desenvolvimento de atividades de carácter educativo, cultural, desportivo e social, adaptadas às necessidades do público alvo onde estou inserida.


3) Como classifica a Saúde Mental ?
A “saúde mental” é diferente da “doença mental” tendo em linha de conta que não é necessário ter uma doença mental para sofrer problemas no âmbito da saúde mental. A saúde mental é o bem estar mental que é fundamental para ter uma vida saudável. Para que isto possa acontecer, é necessário ter uma capacidade não só colectiva mas também individual. Como seres humanos é imprescindível sentirmos, pensamos, convivermos uns com os outros e também divertirmo-nos.

4) Qual o papel de um Animador Sociocultural num hospital psiquiátrico?
O papel do Animador Sociocultural num Hospital Psiquiátrico é na área da planificação das atividades a desenvolver, estas devem assentar numa estratégia com objetivos concretos e bem delineados para que possam ser superados.

5) Acha essencial a presença do Animador com os doentes mentais?
Sim, acho que a presença de um animador com os doentes é importante, cada utente tem diversos objetivos a serem alcançados. O animador vai ser fundamental para criar várias estratégias de intervenção que pretendem ir ao encontro destes mesmos objetivos.


6) Quando terminar o curso que percurso gostaria de seguir?
Ainda não sei bem, estou um pouco incerta em relação ao caminho a seguir. Por enquanto pretendo realizar o meu Estágio T, o que me dará mais tempo para pensar.

7) Fale-nos do seu estágio prático na Casa de Saúde S. Rafael?
O meu estágio prático tem sido muito variado. Já realizei diversas tarefas na área da expressão plástica, atividades de estimulação motora, atividades lúdicas e de estimulação cognitiva, atividades de estimulação musical, treinos de motricidade e preparação de comidas.

8) Qual o maior desafio apresentado?
O maior desafio que eu encontrei é criar atividades que consigam promover o interesse dos utentes, ou seja, atividades que estes gostem e tenham vontade de participar.

9) Como ocupa os seus tempos livres ?
Tenho uma grande paixão pela leitura, então grande parte do meu tempo é gasto no meio dos livros, gosto também de navegar no “Mundo Virtual e de sair. Adoro passear com os meus cães e brincar com eles, digamos que é a minha terapia para o stresse.

10) Tem uma paixão por maquilhagem?
Verdade, adoro maquilhagem. A maquilhagem traz força e segurança para as mulheres. Quando maquilho alguém, sinto uma grande satisfação por lhes conseguir proporcionar estes dois sentimentos que são tão importantes. Para mim a maquilhagem é uma arte.


11) Esta seria outra área a seguir?
Talvez, gostava muito de participar em workshops e cursos de maquilhagem para que pudesse aprender mais sobre esta área que tanto me fascina.

12) O que gostaria de dizer aos nossos leitores ?
Gostava de partilhar com os leitores que a decisão de realizar o meu estágio na Casa de Saúde S.Rafael foi das melhores escolhas que já fiz, pois aqui consegui adquirir imensos conhecimentos na área da saúde mental e também tive sempre muita liberdade para realizar propostas e sugestões. Recebi também muito carinho diariamente por parte dos utentes, o que tornou o meu estágio muito especial e marcante.


Muito Obrigada pela colaboração
“O Irresponsável”

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director: F. Caetano Tomás
Redactores:
Ir. Henrique Diogo, Odete Correia, Sandra Neves e Adelino Manteigas
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt