Segunda-Feira, dia 09 de Outubro de 2017
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições

Junho de 2017

Estudantes de Enfermagem realizam Sessão de Educação para a Saúde no CPA

A nós, estudantes de enfermagem do 4º ano da Escola Superior de Saúde, e durante o Ensino Clinico de Consolidação de Competências de Enfermagem, foi proposto intervir com sessões semanais de educação para a saúde no Centro de Promoção de Autonomia, cujos, objetivos passam por experienciar uma outra vertente na área da psiquiatria e expandir os nossos conhecimentos relativamente às diferentes áreas de intervenção da saúde mental direcionada para a terapia ocupacional.
É importante que o enfermeiro saiba promover estilos de vida saudáveis, realizar uma intervenção precoce em Saúde Mental, bem como promover a modificação de fatores de risco e promoção dos mesmos. Somos aquilo que fazemos consistentemente. Assim, a excelência não é um acto, mas sim um hábito (Aristóteles).

Neste sentido, realçamos que a realização de uma sessão de Educação para a Saúde, consiste na importância do processo educativo, que tem como propósito transmitir conhecimentos à população em geral, visando a consciencialização para a adoção de comportamentos e atitudes que melhorem a qualidade de vida. A comunicação deve envolver o educador e o educando de um modo que através do diálogo, as duas partes possam contribuir para construção e partilha de conhecimento. Deste modo, a educação para saúde, dando especial atenção à área da saúde mental e psiquiátrica, tem como finalidade transmitir conhecimentos e, também, atuar sobre os conhecimentos anteriormente adquiridos das pessoas, para que sejam capazes de refletir e criticar, de modo a realizarem tomadas de decisão sobre suas vidas e todo o contexto que as rodeiam (Ruiz, Lima, Machado, 2004).

A sessão de Educação para a Saúde sobre a “Atividade Física”, deu início com uma dinâmica denominada “Tarefa ou Pergunta?”, tendo como objetivos terapêuticos estimular a atenção, o cumprimento de regras, a memória, a criatividade, o raciocínio e o controlo da ansiedade.
De seguida, apresentámos a nossa temática, com o intuito de educar e esclarecer sobre os conceitos de Atividade Física e Sedentarismo, compreender os benefícios do exercício físico, compreender a segurança na atividade física e enumerar as consequências de uma vida sedentária. Este tema despertou o interesse e a atenção dos clientes, que demonstraram ter compreendido a extrema importância que a atividade física tem na saúde e bem-estar, tanto a nível físico como psicológico.
Para concluir esta apresentação, visualizou-se um pequeno testemunho sobre um indivíduo com depressão, que referia que a atividade física mudou a sua vida, sendo de certo modo uma motivação para todos os clientes presentes.
Finalizando esta sessão, e em parceria com o professor de educação física, (ao qual agradecemos a colaboração), realizou-se um pequeno jogo no exterior, ao que se seguiu uma caminhada e por fim exercícios de respiração, dando por terminada a nossa Sessão de Educação para a Saúde.
Foi com imenso agrado que partilhámos o nosso conhecimento com todos os clientes, e agradecer especialmente a todos eles por partilharem connosco as suas experiências, vivências e ideias.

Se não puder voar, corra.
Se não puder correr, ande.
Se não puder andar, rasteje,
Mas continue em frente
De qualquer jeito.

(Martin Luther King)

Bibliografia
RUIZ, V., R.,; LIMA, A., R.; MACHADO, A., L., (2004) Educação em saúde para portadores de doença mental: relato de experiência. Universidade de São Paulo, Revista Esc Enfermagem; 38(2):190-6, Brasil.

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director: F. Caetano Tomás
Redactores:
Ir. Henrique Diogo, Odete Correia, Sandra Neves e Adelino Manteigas
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt