Sexta-Feira, dia 02 de Junho de 2017
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Participação da Casa de Saúde São Rafael nas Jornadas Preventivas

Junho de 2017

Participação da Casa de Saúde São Rafael nas Jornadas Preventivas "É Fixe Dizer Não" - EBI da Praia da Vitória

No passado dia 20 de Abril de 2017, a Casa de Saúde de São Rafael (CSSR), representada pela Psicóloga Janete Silva, colaborou com a EBI da Praia da Vitória nas Jornadas Preventivas "É Fixe Dizer Não", organizadas por esta escola no âmbito do seu "Programa de Prevenção da Violência e de Promoção da Cidadania em Meio Escolar". A sessão contou ainda com a presença do Psicólogo Filipe Fernandes que abordou o tema “consequências legais do consumo de substâncias psicoativas”.
A importância deste tipo de iniciativas foi reforçada pelos resultados de um estudo realizado no Centro de Saúde da Praia da Vitória, sobre Comportamentos de Saúde e de Risco dos Adolescentes, que apontam para um consumo de tabaco e álcool acima da média nacional entre os alunos deste concelho. O mesmo estudo concluiu que nesta população um em cada três alunos do décimo ano já consumiu cannabis.
Tendo como público-alvo turmas do 7º ano, 8º ano e do Programa de Oportunidades 3ºciclo, num total de cerca de 130 alunos, a técnica da CSSR abordou o tema “Consequências psicossociais do consumo de substâncias aditivas”.
Com esta comunicação, conforme as necessidades identificadas em conjunto com a escola, pretendeu-se esclarecer os alunos sobre a problemática do consumo de substâncias aditivas, nomeadamente através do esclarecimento sobre os conceitos de droga/substâncias aditivas e dependência; informar sobre várias substâncias aditivas, seus efeitos e consequências, com foco no impacto psicossocial; e abordar o consumo de substâncias no contexto da procura de sensações e afirmação, característicos da fase da adolescência, fornecendo alternativas saudáveis.
Este envolvimento em iniciativas locais e colaboração com diferentes parceiros sociais espelha o papel de responsabilidade social que a Casa de Saúde São Rafael considera de suma importância, nomeadamente, ao nível da prevenção do uso/abuso de substâncias e promoção de competências e estilos de vida saudáveis.
Participação da Casa de Saúde São Rafael nas Jornadas Preventivas

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director: F. Caetano Tomás
Redactores:
Ir. Henrique Diogo, Odete Correia, Sandra Neves e Adelino Manteigas
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt