Quinta-Feira, dia 27 de Setembro de 2018
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições

Novembro de 2017

Suporte Básico de Vida - Adulto

Nos dias 2,3,7 e 8 de Novembro, ministrou-se na CSSR - Sala de Formação “Bela Vista” uma ação de formação em Suporte Básico de Vida – Adulto, tendo como formadores a Enfª Vera Loureiro e o Enfº Hugo Santos, e como destinatários 64 colaboradores da Instituição.
O Suporte Básico de Vida (SBV) consiste num conjunto de procedimentos básicos realizados sem recurso a equipamento específico, e que tem como objetivo manter alguma oxigenação à vítima, e desta forma ganhar tempo até à chegada de ajuda diferenciada.

Nesta ação de formação de SBVos formandos tiveram a oportunidade de treinar a realização de compressões torácicas em manequins, utilizar os insufladores para a realização das insuflações, bem como o contacto com diversos equipamentos disponíveis na instituição. Ficaram a conhecer e simularam manobras de desobstrução da via aérea em diversos contextos (em pé, sentado ou na cama), aprenderam ainda a realizar a posição lateral de segurança.



Nesta formação abordou-se a importância de ligar rapidamente o 112 e responder de forma calma e direta às questões colocadas pelos Enfermeiros. Ficamos a perceber que muito para além das questões que são colocadas, existem pessoas formadas e capazes de ajudar até a chegada da ajuda e que isto pode fazer toda a diferença na vida de uma pessoa. Compreendemos também que iniciar rapidamente manobras de SBV é fulcral para a sobrevivência da pessoa e consequente diminuição da probabilidade de existência de sequelas. Abordamos ainda o papel e importância do desfibrilhador na reanimação e do suporte avançado de vida.


A formação atingiu os objetivos propostos, e a satisfação por parte dos colaboradores foi evidente. Viveram-se momentos de partilha e de enriquecimento pessoal e profissional.
Com esta formação entendemos também que abrimos as portas para a possível implementação de um programa de desfibrilhação automática externa, o que por si só, é uma mais-valia para o utente e para nós.

Por fim, relembramos que é importante partilhar o conhecimento que adquiriam, porque a paragem cardiorrespiratória não acontece só aos outros.

Enfª Vera e Enfº Hugo

"O direito a ser reanimado conquista-se pelo dever de saber reanimar"


Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt