Segunda-Feira, dia 30 de Julho de 2018
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Pergunta que eu respondo

Março de 2018

Pergunta que eu respondo

No âmbito da orientação da OMS para que, em 2017, fosse debatido por todo o mundo o tema “Depressão”, e sob o lema “Let´s talk”, a Casa de Saúde São Rafael promove o Projeto “Pergunta que eu respondo”.
Com este Projeto, a Instituição pretende intervir em todas as Escolas da Ilha Terceira que ministram os 2º e 3º ciclos de escolaridade quer profissional, quer regular.
A ação desenvolve-se em três fases, nas quais uma equipa multidisciplinar privilegia o contato direto com o público-alvo e a transmissão de conhecimentos e experiências direcionadas especificamente aos interesses e dúvidas desse mesmo público.
Assim, numa primeira deslocação às escolas, é feita uma breve abordagem sobre o Projeto. Na segunda fase, a equipa com a colaboração dos professores, em cada turma, distribui caixas onde todos os alunos colocam- de forma anónima- uma questão ou dúvida sobre o tema “Depressão”. É assim atingido o primordial objetivo de se conhecer exatamente, o que os jovens pretendem saber, indo de encontro às suas interrogações e necessidades específicas. Estas questões são posteriormente analisadas pelos técnicos, uma a uma, e são a base para a configuração da apresentação teórica e científica, que pretende chegar aos esclarecimentos individuais de cada aluno. Na terceira fase, novamente com a presença dos técnicos na Escola, são realizadas as apresentações dirigidas aos jovens, privilegiando a interação, e muito diálogo aberto.
Numa fase final, a Casa de Saúde pretende abranger ainda os professores, pais e encarregados de educação em sessões estruturadas especificamente para esta população.
Neste momento, o “Pergunta que eu respondo” já “anda” nas Escolas. A primeira fase foi já implementada nas Escolas Tomás de Borba, Profisional da Praia da Vitória, Francisco Ornelas da Câmara, Básica de Angra do Heroísmo e Jerónimo Emiliano de Andrade, com a intervenção de técnicos da CSSR.
Na Escola Profissional da Praia da Vitória, o Projeto concluiu as três fases iniciais. Mediante calendarização proposta pela Escola, terminaram as apresentações do psicólogo Ricardo Brasil, elemento da equipa destacado para a realização das mesmas, durante três dias de trabalho, abrangendo 11 turmas, num total de cerca de 233 alunos. As intervenções com professores, encarregados de educação estão a ser estruturadas, perspetivando-se a sua concretização no final do primeiro trimestre deste ano.
O desafio que surge após a implementação deste projeto, será a aplicação de um questionário aos alunos, de forma a conhecer a realidade quanto à sintomatologia depressiva nas Escolas da Ilha Terceira.
De realçar o trabalho minucioso que tem sido realizado em articulação com os psicólogos e professores nas escolas, no encaminhamento de alunos para cuidados de saúde primários, dando resposta aos pedidos de ajuda que têm sido pelos os alunos.

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt