Domingo, dia 01 de Abril de 2018
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Pergunta que eu te Respondo

Abril de 2018

Pergunta que eu te Respondo

Cumprindo o seu papel de responsabilidade social, a Casa de Saúde São Rafael continua a concretizar o projeto “Pergunta que eu repondo” nas escolas da Ilha Terceira.

Em jeito de balanço, e no mês de Fevereiro, o projeto encontra-se na sua segunda fase, nas escolas Básica e Integrada de Angra, Secundária Jerónimo Emiliano de Andrade, EBS Tomás de Borba e EBI da Praia da Vitória, tendo sido realizados já contatos e reuniões com a escola Profissional da Stª Casa de Angra do Heroísmo, para agendamento do início das diferentes fases.

As sessões de apresentação têm decorrido de uma forma bastante intensa, quer em termos de volume de turmas e alunos, (o que resulta em muitas deslocações e horas dedicadas), quer em termos do feedback que temos recebido.

Nos últimos meses, a equipa que se tem deslocado às escolas, tem contactado com muitos jovens, professores e orientadores de educação. Nestes contactos, muito tem acontecido: situações caricatas, engraçadas e outras difíceis. Auditórios cheios e salas mais vazias; computadores avariados e projetores fundidos; professores atentos e outros nem tanto; gargalhadas sinceras e choros espontâneos.

Mas um facto é inegável: a sintomatologia depressiva está presente nos jovens das nossas escolas. Desabafos, dúvidas, sugestões, e corajosos testemunhos de vidas reais e sofridas, põem a descoberto episódios de violência doméstica, bullying, bulimia, auto mutilação, ideação suicida, violência no namoro, abusos sexuais, e outros.

Identificar sinais e pedir ajuda consiste no principal objetivo deste Projeto, sensivelmente a meio do seu percurso que está a ser alcançado, superando amplamente as expetativas: os pedidos de ajuda surgem diariamente numa média de 2 alunos por turma. A estes pedidos de ajuda têm sido dada uma cuidadosa atenção com atendimentos de psicologia iniciais in loco, nas próprias escolas e, posterior encaminhamento para os Serviços de Psicologia da Escolas, bem como para entidades de saúde.

Têm sido igualmente frequentes as solicitações para a realização de sessões “extra”, em turmas de anos de escolaridade que não se incluem no âmbito do projeto, mas que urgem de intervenção, tal é a gravidade dos casos identificados pelos professores.
A experiência da equipa até agora, é que, em 100% das turmas às quais nos deslocámos, há algum aluno que conhece alguém que tem depressão. E mais preocupante ainda: em 100% das turmas, há algum aluno que conhece alguém que se auto mutila.

É esta a realidade atual nas escolas da nossa Ilha: vivências complexas, pedidos desesperados de ajuda, vidas em risco. É esta a realidade assustadora que impulsiona e justifica este Projeto.

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt