Domingo, dia 01 de Abril de 2018
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições

Abril de 2018

Encenação da Via Sacra - Casa de Saúde S. Rafael

No passado dia 27 de Março, no âmbito das atividades da Pastoral de Saúde e Animação, realizou-se a encenação da “Via Sacra”, pelos espaços exteriores da CSSR.
A Via Sacra foi encenada por utentes e colaboradores desta Instituição, e contou com a participação de diversas congregações religiosas da nossa ilha, bem como grupos de jovens, colaboradores, amigos, familiares, conhecidos e os utentes das diversas Unidades. Esta iniciativa movimentou cerca de 130 pessoas.
A atividade foi alvo de divulgação pelos meios de comunicação locais, contando com a presença da Vitec que fez a recolha de imagens, e o Radio Clube de Angra que fez uma entrevista a uma colaboradora.
A “Via Sacra”, é um momento que retrata a Paixão de Cristo nos caminhos percorridos até ao Calvário. Este foi sem dúvida um momento sublime e apaixonante que se viveu por cerca de uma hora na CSSR. Quem esteve presente não ficou indiferente ao “retrato” do sofrimento de Cristo. Foram utilizados as vestes de “Hoje e as de Ontem”, para transmitir a mensagem de Esperança por um mundo novo. Um mundo diferente, um mundo onde só existe espaço para a Paz e para o Amor ao próximo, e por nós mesmos, e que nos ajude a “transformar” os nossos corações “mansos” como as aguas do rio, não deixando espaço para os “barulhos interiores”, como a frieza, egocentrismo, comodismo, distancia, que nos levam a afastar dos caminhos “retos” e seguros de Cristo, nos dias de hoje.
A “Via Sacra” iniciou-se com uma mensagem lida por uma colaboradora, que teve como objetivo iniciar a reflexão do momento que se iria viver, e trazer a Esperança e o Amor a Cristo. Durante o percurso até ao “Calvário”, existiram algumas representações do excerto da Paixão de Cristo, de Frei Hermano da Camara, e de seguida, um irmão, capelão, colaborador, utente ou amigo da CSSR, lia o significado de cada estação, bem como uma breve reflexão sobre o “ontem e o hoje”. Em várias estações “trouxemos” S. João de Deus como exemplo e seguidor de Cristo e ao próximo.
Por fim, deu-se lugar à esperança por um novo mundo, através do momento em que se dá a ressureição. Jesus voltou a encenar com Madalena, e finalizamos com todos os utentes e colaboradores, à volta de cristo com tochas, onde cada chama, cada luz ali acesa, representava a Vida renovada de cada um de nós pela presença de Cristo.











Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt