Segunda-Feira, dia 30 de Julho de 2018
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Açúcar

Julho de 2018

Açúcar

O excesso de açúcar nas dietas é um dos maiores males da alimentação moderna. Os malefícios do açúcar são muitos, e possui efeitos devastadores no metabolismo, contribuindo para todo tipo de doenças.
Saiba quais são os principais malefícios do açúcar na alimentação, e corte-o já de sua rotina:

Açúcar carrega calorias vazias
Esta é uma informação que provavelmente sabemos desde crianças, mas é bom relembrar. Os açúcares inseridos nos alimentos não possuem nenhum tipo de nutriente importante que não possa ser encontrado em outras fontes mais saudáveis. Além disso, eles carregam uma quantidade absurda de calorias.
Por isso, um dos malefícios do açúcar é o chamado efeito de “calorias vazias”. Ele não carrega proteínas, gorduras essenciais, vitaminas ou minerais – apenas calorias. Se sua dieta consumir mais de 10% das calorias diárias em açúcares, há altas probabilidades de ser nutricionalmente vazia.

O açúcar é péssimo para os dentes
Um dos malefícios do açúcar, é que ele fornece energia facilmente digerível para bactérias presentes na boca. Estas bactérias nocivas causam a degradação dos dentes e da saúde bucal.

Altas doses de açúcar podem causar doenças no fígado
Se pensa que a acumulação de gordura no fígado, costuma ser exclusiva do álcool, é hora de rever conceitos. Um dos malefícios do açúcar, em especial da frutose, é a forma como ele é enviado ao fígado.
Pequenas partículas de colesterol de consumo rápido chegam ao órgão, mas nem todas são consumidas. Algumas armazenam-se no fígado, sobrecarregando-o. O resultado é uma doença quase idêntica à cirrose, e diversas disfunções no metabolismo.

Açúcar pode causar resistência à insulina
A insulina é um hormônio essencial para o funcionamento adequado do corpo. Ela permite que o açúcar do sangue entre nas células, fazendo-as queimar o açúcar ao invés da gordura. Um dos malefícios do açúcar em excesso no sangue é o alto nível tóxico, gerando problemas como diabetes e cegueira.
O consumo excessivo de açúcar gera uma “resistência” à insulina. Isso significa que o metabolismo para de funcionar corretamente, e a insulina deixa de surtir efeito.
Além de diabetes tipo 2, acredita-se que esta situação favorece a obesidade e doenças coronárias.

Relação entre o açúcar e a diabetes tipo 2
Quando as nossas células se tornam resistentes aos efeitos da insulina, o organismo tende a produzir ainda mais do hormônio. Esta é infelizmente, uma condição de saúde muito comum, que poderia ser evitada com uma alimentação adequada.
Quando não tratada, a diabetes tipo 2 tende a tornar-se cada vez mais grave, e até ser potencialmente fatal. Estima-se que pessoas que consumam refrigerantes regularmente possuam até 83% de probabilidade a mais de desenvolver o problema.
Evitar alimentos ricos em açúcar pode ser suficiente para evitar esta condição.

É altamente viciante
O açúcar pode ser viciante para quem o consome. E isto não é uma expressão hiperbólica – ele vicia de forma literal. Assim como diversas drogas, o açúcar libera dopamina no cérebro.
Um dos principais malefícios do açúcar é a quantidade de dopamina que ele liberta. Em comparação a comidas mais saudáveis, a sensação de recompensa gerada por ele é gigantesca.
Por isso, pessoas que consomem o ingrediente regularmente, tendem a aumentar a quantidade ingerida diariamente.

O açúcar contribui largamente para a obesidade
A forma como o açúcar afeta os hormônios e o cérebro é uma receita para o rápido ganho de peso. À medida que seu consumo aumenta, o corpo sente-se menos saciado, até ao momento em que os abusos ocorrem.
Por isso, é bastante seguro associar a obesidade como um dos malefícios do açúcar no organismo. A associação é válida tanto para adultos, quanto para crianças.

Fonte: Ordem dos nutricionistas

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt