Terça-Feira, dia 04 de Junho de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições

Fevereiro de 2019

"Qual é o teu forte"

A Campanha de angariação de voluntários da Casa de Saúde São Rafael denominada “Qual é o teu forte”, teve o seu início a 19 de Novembro, associou-se ao dia internacional dos voluntários (5 de Dezembro) e decorreu até 31 de Dezembro, sendo destinada a todas as pessoas maiores de 18 anos, com disponibilidade e gosto para dedicar um pouco da sua vida aos outros, numa resposta solidária, hospitaleira e de cidadania.

O período de avaliação ainda está a decorrer (até 31 de janeiro), numa campanha que associa o voluntariado a Instituições de Saúde, como as Casas de Saúde ou Hospitais Psiquiátricos de uma forma geral, e nós sabemos o quanto é difícil normalizar a vida das pessoas portadoras de doença mental, inseri-las de pleno direito na comunidade, e fazer com que a doença mental seja encarada como outra doença física qualquer.

Para além do apoio da comunicação social local (escrita e rádio), houve uma forte aposta da Casa de Saúde na divulgação da campanha nas redes sociais, com a publicação de vários posts semanais alusivos aos “fortes de cada um de nós, num total de 20!

Entre as várias propostas que foram efetuadas nos posts, em atividades em prol dos nossos utentes, estiveram por exemplo o desporto, o acompanhamento em atividades de lazer, a animação, o desenho, a escuta, a música, a culinária, a costura, o ensino, a catequese, a natação, entre outras, tendo estes posts tido um alcance médio por publicação de cerca de 830 pessoas.

Estivemos presentes em ações de sensibilização/informação na Praça Velha em Angra do Heroísmo, no âmbito das comemorações do dia internacional da pessoa com deficiência, bem como foram deixados flyers no comércio local, associações recreativas e desportivas, entre outras.

No decorrer da campanha de voluntariado, acabamos por conseguir efetivar dois projetos de voluntariado, um num dos nossos ateliers de atividades ocupacionais para utentes em regime de internamento prolongado, e outro num projeto na Rouparia.

Aparentemente parece que se conseguiu uma reduzida taxa de sucesso, mas em jeito de balanço, o que se pode dizer é que foi plantada mais uma semente num campo de difícil cultivo, que é o da assistência a pessoas portadoras de doença ou deficiência mental.

O Voluntariado foi e será sempre possível de realizar nesta Instituição, alicerçado no selo de qualidade de gestão de programas de voluntariado que foi atribuído pela Confederação Portuguesa de Voluntariado ao Instituto São João de Deus, pelo que estamos certos que o testemunho dos voluntários, aliado à contínua abertura da Instituição à Comunidade, fará com que mais pessoas nos procurem.

São João de Deus, figura central desta Ordem Hospitaleira, desde o início da sua ação, teve a capacidade de atrair voluntários que reconheciam nele um certo carisma, no propósito de servir os mais vulneráveis, e por tal, nós enquanto Instituição pretendemos também continuar a consolidar esse papel.

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt