Terça-Feira, dia 04 de Junho de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Ecos de S.Rafael

Abril de 2019

Ecos de S.Rafael

Let’s Talk recomeçando…
O Projeto Let´s Talk, adaptado pela Casa de Saúde S. Rafael para “Pergunta Que Eu Respond”, sob o tema da “Depressão”, recomeçou em força, desta feita, na Escola Secundária Vitorino Nemésio. De 13 a 28 de Fevereiro, numa média de realização de 3 sessões diárias, abrangeu-se a totalidade das turmas daquela Unidade Escolar. Assim, perfez-se um volume de cerca de 800 alunos, num total de 43 turmas de todo o 3º ciclo e ensino secundário (do 7º ao 12º ano de escolaridade). Esta intervenção, que se pretende pouco expositiva e muito interativa, teve -à semelhança do que aconteceu nas outras escolas, um grande impacto na comunidade escolar. Detetaram-se, sinalizaram-se e encaminharam-se situações preocupantes, ao mesmo tempo que se evidenciaram testemunhos positivos e de sucesso, num admirável ambiente de partilha.
Relembrar que este Projeto atingiu, entre Janeiro de 2018 até á data, 7 escolas da ilha Terceira.

Projeto “Arte Bruta”
Nos passados dias 14 e 15 de Fevereiro, a Casa de Saúde S. Rafael iniciou um projeto em parceria com Sandro Resende e José Azevedo, os responsáveis da Galeria “Manicómio” em Lisboa, um espaço dedicado a artistas com doenças mentais, longe de estigmas e dos hospitais.
Neste âmbito, com o objetivo de acelerar o processo criativo, os utentes da área da saúde mental são incentivados à criação de “arte bruta”. No caso concreto da “nossa” Instituição, os utentes irão elaborar origamis em papéis ilustrados pelos próprios, em forma de aves “tsuru” (as quais têm como simbologia a saúde, boa sorte, felicidade, longevidade e fortuna), de forma a montar uma estrutura constituída unicamente por estes elementos, a ser apresentada numa exposição coletiva em Lisboa em novembro do corrente ano.

Auditoria Financeira
Decorreu na última semana de Fevereiro, a auditoria externa à Casa de Saúde São Rafael, de âmbito contabilístico e financeiro para a certificação legal de contas do Instituto São João de Deus, no exercício de 2018.
A empresa contratada foi a Grant Thornton & Associados – SROC, Lda., fazendo-se representar no estabelecimento com três auditores.
Relativamente aos trabalhos efetuados, destacamos a análise aos procedimentos e normas de débito aos utentes, assim como a análise aprofundada às contas correntes dos utentes.
No decorrer de março receberemos o relatório preliminar da auditoria, onde constarão as recomendações sugeridas pela equipa auditora.


Concerto de Grupo de Violas
A Casa de Saúde S. Rafael,é cada vez mais, um espaço aberto a toda a comunidade local. A prova disso foi um acontecimento recente que teve lugar no palco do Studio 75: a atuação do Grupo de Violas de Sta. Luzia, que por ocasião das Festas de Natal e por sua iniciativa, presenteou os nossos utentes e colaboradores com um concerto de músicas alusivas à época.
São ações como esta que fazem acreditar que a Instituição trilha o melhor caminho na inclusão e integração daqueles que nela são assistidos.

Pastoral da Saúde, Animação e Voluntariado
A equipa da Pastoral, Saúde e Animação nomeada no princípio do quadriénio, iniciou entre outras, uma atividade de acompanhamento holístico, na qual elementos desta equipa, perante um horário e um programa estruturado, se dirigem semanalmente a todas as unidades de internamento e também ao centro de dia, promovendo reuniões com os utentes.
Nestes momentos são abordados diversos temas sobre o sentido da vida, pretendendo-se promover a reflexão e incutir aos utentes uma visão motivadora, e não apenas temas espirituais e religiosos. Pretende-se igualmente a enculturação, trazendo para o contexto do internamento assuntos relativos a costumes locais e a dias assinaláveis e lembrados.
Dirigida a todos, independente da sua crença ou filosofia, este espaço é dedicado a escutar, a acompanhar e a fomentar o sentido de interajuda, o que contribui para o aumento da confiança individual.
No fundo, é isto que fundamenta o valor essencial da Hospitalidade.
Ecos de S.Rafael

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt