Sexta-Feira, dia 02 de Agosto de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Ainda o estigma

Junho de 2019

Ainda o estigma

O estigma parece ser multirresistente. Resiste, resiste e continua a prejudicar a vida de pessoas muito vulneráveis psiquicamente, e não só. As pessoas não devem deixar de enfrentar, com energia, os seus efeitos. Estigmatizar é maltratar. Quando alguém discrimina pessoas com doença mental, suas famílias, e as instituições que as cuidam, está a maltratar e, porventura, a cometer assédio psicológico. Há que resistir ao estigma. Ninguém deve sentir-se inibido de fazer valer direitos de cidadania, laborais, e outros, pelo facto de ter uma doença mental. Estamos em tempos de reconhecimento de direitos de minorias, de géneros, de animais; e há entidades, algumas muito poderosas, para defesa acérrima destes direitos.
As pessoas com doença mental estão, ainda, indefesas; não têm, para a sua defesa, entidades poderosas, associações fortes. Ficam por isso na sombra, no escuro, são protegidas pela lei geral, que determina que todos os cidadãos são iguais perante a lei, nos seus direitos e deveres.

Há um défice de defesa efetiva dos direitos das pessoas com doença mental. Experiências há, em que pessoas com doença mental, conseguem criar associações para a defesa dos seus direitos, mas em Portugal são raras as associações existentes. E mais raras, ainda, as que incluem nos seus órgãos sociais pessoas com doença mental. Sem associações fortes que lutem pela defesa das pessoas com doença mental e dos seus cuidadores, o estigma não abrandará nos seus malefícios.

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt