Sexta-Feira, dia 02 de Agosto de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Casa de Saúde São Rafael recebe insígnia de mérito cívico

Agosto de 2019

Casa de Saúde São Rafael recebe insígnia de mérito cívico

Fundada em 1927 pelos Irmãos de São João de Deus na ilha Terceira, a Casa de Saúde São Rafael teve na altura o objetivo de garantir a assistência a cidadãos que padeciam de doenças mentais, uma vez que na época, não existiam nos Açores estruturas específicas para o efeito.

Celebrando 92 anos de atividade e dedicação às comunidades das 9 Ilhas do Arquipélago dos Açores, viu serem-lhe reconhecidos publicamente os seus méritos cívicos, no dia 10 de Junho, nas cerimónias do dia da Região Autónoma dos Açores, que se celebrou na Ilha de São Jorge.

A Insígnia de mérito cívico, foi recebida pelo Ir. Vitor Lameiras, Presidente do Instituto São João de Deus, uma vez que simultaneamente foi também reconhecida a Casa de Saúde São Miguel.

Vários têm sido os serviços que tem criado de acordo com o que é preconizado pela Organização Mundial de Saúde, e pelos Planos Regionais de Saúde na área da saúde mental, sempre pautados por excelência técnica, rigor científico e elevados padrões de qualidade, avaliados e certificados periodicamente, e alicerçados também no combate ao estigma que há na sociedade em relação às pessoas portadoras de doença mental.

Contando com Colaboradores especializados e empenhados, e nunca descurando o caráter humanizador e carismático de S. João de Deus, assente no princípio de - “fazer bem o bem”, viu ser-lhe reconhecida a qualidade assistencial dos seus serviços de reabilitação psicossocial pelo referencial EQUASS – European Quality Assurance for Social Services em 2012, ao qual se juntou em 2014 a sua Unidade de Alcoologia.

As cerca de 240 pessoas assistidas encontram-se distribuídas por Unidades de Internamento de média e longa duração, Unidades Residenciais intra e extrainstitucionais e Unidades Sócio Ocupacionais inseridas no Serviço de Reabilitação Psicossocial, bem como em Unidades especializadas no tratamento de Pessoas com problemas de alcoolismo.

Esta insígnia de mérito cívico, reconhece assim o pioneirismo, a audácia e o empenho de todos os Irmãos de São João de Deus, e de todos aqueles que estão ou que passaram pela Instituição enquanto colaboradores ao longo destes 92 anos, e que fizeram dela o que ela é hoje.
Casa de Saúde São Rafael recebe insígnia de mérito cívico

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt