Terça-Feira, dia 01 de Outubro de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Polybat

Agosto de 2019

Polybat

O “Polybat” (ou tênis de mesa lateral), é uma nova modalidade desportiva, criada em Inglaterra em meados dos anos 80.

Surge através do interesse de Professores de Educação Física Adaptada, que, quer em escolas de ensino especial, quer em escolas regulares com currículos inclusivos, detetaram a necessidade de envolvimento de alunos com limitações devidas a Paralisia Cerebral e a diversas deficiências ao nível físico e mental.

A participação neste jogo tem inerente uma avaliação inicial dos jogadores para uma classificação funcional, ou seja, para a divisão em 4 classes dependendo da coordenação e domínio dos membros: A classe “A” é a mais baixa, na qual os participantes são os mais comprometidos jogando unicamente sentados. Em seguida aparecem as classes “B”, “C”, na quais os jogadores ficam sentados ou em pé, conforme o equilíbrio de membros inferiores que possua. Por último, a classe “D”, onde o jogador fica somente em pé.

O jogo é praticado numa mesa de ténis de mesa sem rede, com a aplicação de chapas laterais de proteção, que evitam que a bola saia pelos lados. A bola utilizada é plástica, semelhante à de ténis de mesa, macia, rolada na superfície da mesa durante a duração do jogo. As regras específicas são simples, havendo sempre um juiz que monitoriza o seu cumprimento e atribui os pontos.

Na Casa de Saúde S. Rafael, após alguns contactos com outras Instituições e alguma formação na área, o Professor Manuel Sequeira - que acompanha atualmente a atividade física adaptada na CSSR - dinamizou treinos, envolvendo cerca de 15 utentes. Neste seguimento, participámos em 5 Encontros interinstitucionais, sendo um deles organizado e desenvolvido na nossa Casa, e tendo os nossos utentes envolvidos ganho várias medalhas.

Leonor Braz
Polybat Polybat Polybat

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt