Segunda-Feira, dia 02 de Dezembro de 2019
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Festa de S. Rafael Arcanjo na Casa de Saúde S. Rafael!

Dezembro de 2019

Festa de S. Rafael Arcanjo na Casa de Saúde S. Rafael!

A Família Hospitaleira que está em Angra do Heroísmo, Açores, e que tem S. Rafael como Patrono, festejou com alegria a festa de S. Rafael solenizando a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre José G. Lisboa (O.H). O Grupo Coral, da Instituição animou a Eucaristia, entoando os cânticos litúrgicos.
S. Rafael, Arcanjo, tem um destaque especial na Família Hospitaleira de S. João de Deus em todo o Mundo, pelo facto de estar desde o início da sua Missão de Hospitalidade, no cuidado das pessoas doentes, pobres e necessitadas.
Muitos dos biógrafos que escreveram sobre S. João de Deus, relatam a presença protetora de S. Rafael na sua vida, descrevendo situações e episódios concretos, do dia-a-dia, nas praças e ruas de Granada, Espanha, quando transportava às costas para o seu Hospital, as pessoas doentes ou nos cuidados que prestava às pessoas assistidas na Casa de Deus, como ele mesmo gostava de chamar ao seu hospital, onde havia sempre lugar para quem à porta batesse a pedir ajuda!
Rafael significa medicina de Deus, já na cultura Bíblica do Antigo Testamento, como refere o episódio relatado no Livro de Tobite. S. Rafael tem atitudes e gestos próprios de um terapeuta, que diagnostica e estabelece o tratamento que lhe parece indicado para a cegueira dos olhos de Tobite. Manda aplicar o remédio como faria qualquer médico. Medicina de Deus, por ter sido enviado por Deus a Curar Tobite da sua Cegueira, e a acompanhar Tobias numa viagem com muitas dificuldades, a fim de encontrar noiva entre os seus parentes.
Na Família Hospitaleira, desde a sua fundação, S. Rafael Arcanjo, foi considerado como o seu maior Irmão e celeste Padroeiro. Por isso, se celebra com Solenidade em todas as Casas e Comunidades, manifestando deste modo o devido reconhecimento pela sua presença e proteção, da Missão de Hospitalidade.
Proteção e amparo que vem do passado, se mantem no presente, e se manterá certamente no Futuro da Família Hospitaleira, que caminha no hoje da História da humanidade, levando por diante, todos juntos, com S. Rafael e S. João de Deus, a Missão da Hospitalidade,
S. Rafael Arcanjo, Medicina Divina, rogai por nós e por todos, agora e sempre. Ámen.


PSAV/Pastoral da saúde, Animação e Voluntariado

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt