Quinta-Feira, dia 01 de Outubro de 2020
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Com 65 anos e sem vontade de se reformar!

Outubro de 2020

Com 65 anos e sem vontade de se reformar!

Estávamos a 31 de julho de 1955, quando sob a Direção de João leal Armas, e tendo como fundador o Ir. Armindo Jorge, nascia uma criança de seu nome “O Irresponsável”, a quem se desejava vida longa, temendo-se, no entanto, o seu contrário.
Era na altura um jornal ergoterápico datilografado, na sua maioria feito por utentes de um pequeno mundo, dirigido a um outro mundo, ou melhor, ao mundo dos outros… o mundo que ficava para além dos muros da Casa de Saúde São Rafael.
Logo alvo de manifestações de simpatia, e sem grandes vaidades, foi falando a brincar de assuntos sérios, internos e externos, para assim ir cumprindo o difícil desígnio de mudar as mentalidades da sociedade da altura.
Aos 10 anos, qual menino prodígio ainda de calção porque a idade o permitia, ia falando com razão. Era apenas 30 escudos uma assinatura anual, apenas uns trocos miúdos, para ajudar tanto pessoal…
Aos 20 anos, passada a adolescência, tinha a coragem de sob a direção do Pe. Carlos Luís de Almeida, carregar a noticia de que se atravessavam alturas em que parecia que ninguém no exterior se importava com o seu irmão doente, pobre ou inválido, e não viam a profundidade dos problemas da então “casa amarela”. Apresentava já centenas de simpatizantes, que o acolhiam com muito jubilo.
30 anos passados do inicio da aventura, o jornal com uma tiragem quinzenal de 2000 exemplares, já contava com com a parceria da tipografia moderna na sua impressão. Era uma altura difícil pós sismo de 1980, e estávamos na altura da reconstrução dos pavilhões afetados.
Celebrou as bodas de esmeralda sob a direção do Ir. Alvaro Lavarinhas, mas continuava o seu propósito de dar a conhecer o que se passava em São Rafael, dando destaque às tão celebres Sanrafaelinas, festas internas que se iniciaram na década de oitenta, e que se prolongam até aos nossos dias, com o grande objetivo de abertura da Instituição à comunidade e de trazer alegria aos seus utentes. Estávamos na década de 90 do século passado, e a entrada de novos técnicos para a Instituição, para além de contribuir para a melhoria da qualidade assistencial, fazia com que o jornal passasse a ter uma fisionomia mais técnica, tanto no campo da saúde e humanização dos cuidados, como na animação.
Em 2005 e 2015, celebrou respetivamente os seus 50 e 60 anos!
Com a direção assumida pela Pe. Caetano Tomás, desde 2001 até ao seu falecimento a 25 de janeiro de 2018, continuou a seguir a linha mais técnica e especializada iniciada na década de 90, com a participação de muitos dos seus colaboradores, mas já com poucos contributos dos seus utentes. A presença destes era mantida na página “Ateliês” e na “Página da Amizade”.
A 31 de Julho de 2020, sob a direção do atual diretor da Casa de Saúde São Rafael Marco Pavão, e seguindo a mesma linha editorial, atinge os 65 anos, a idade tão ansiada por muitos para a “reforma”.
Mas dessa dita “reforma” o jornal “O Irresponsável” não falará!
Continuará sim, a bater-se pelos mesmos valores iniciais da inclusão e respeito pela pessoa portadora de doença mental, e a dar a saber tudo aquilo que gira em torno de uma Casa de Saúde São Rafael tecnicamente atualizada ao nível assistencial e organizacional, já não amarela e sem muros altos, mas que ainda sente que os seus são pouco reconhecidos e acarinhados, e isso nunca o calará!
Vida Longa!
Com 65 anos e sem vontade de se reformar! Com 65 anos e sem vontade de se reformar! Com 65 anos e sem vontade de se reformar! Com 65 anos e sem vontade de se reformar! Com 65 anos e sem vontade de se reformar! Com 65 anos e sem vontade de se reformar!

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt