Dezembro de 2020
Plano de Atividades e Orçamento 2021
Outubro é o mês de preparação do plano de atividades e orçamento da Casa de Saúde para o ano seguinte.
Com objetivos específicos bem definidos, indicadores de avaliação e ajustes de metas a atingir, os responsáveis por cada Unidade/Serviço, envolvendo e procurando os contributos dos demais colaboradores, e de acordo com o levantamento de necessidades de utentes e suas famílias, levam a cabo esta nobre tarefa.
O contributo e o envolvimento dos utentes é fundamental, sendo requisito da politica de participação.
De acordo com a informação recolhida, são incluídos os custos com as atividades planeadas, e a proposta final do plano e orçamento é validada pelo Diretor do Estabelecimento, sujeita à aprovação da Comunidade de Irmãos, e Conselho de Direção do estabelecimento.
Desde a área administrativa e financeira, logística, manutenção e restauração, até à clínica e técnica assistencial (unidades de internamento e serviço de reabilitação psicossocial), passando pela organização farmacêutica, pastoral da saúde, animação e voluntariado, e formação, tudo é pensado, ajustado e contemplado, para que o bem maior seja atingido. A qualidade assistencial para todos os que da Instituição necessitam!
A construção de um orçamento não é um processo fácil, ainda mais numa Instituição onde o financiamento que é feito através de uma diária de internamento que é a mais baixa do país, paga pelo Serviço Regional de Saúde, “congelou” há 12 anos, e não há maneira de “descongelar”…
É como ir agora à farmácia ou às compras com 10 euros que há 12 anos valiam vinte ou trinta, e querer trazer o mesmo saco cheio! É querer fazer uma omelete para 181 pessoas com poucos ovos, e tentar que uma manta curta, lhes cubra a cabeça e os pés ao mesmo tempo! Magia das magias!
Quando falamos de cuidados de saúde, não pode ser esta a visão para a saúde mental!
Sempre prudentes, com uma gestão rigorosa, e confiantes numa nova visão, continuaremos a vociferar contra esta injustiça, e a providenciar para que mesmo na dificuldade, nada falte a quem confia a sua saúde, a esta já velhinha de idade, mas muito pujante e atual Instituição.
Retroceder
1