Terça-Feira, dia 06 de Abril de 2021
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Psicomotricidade no contexto da Saúde Mental

Dezembro de 2020

Psicomotricidade no contexto da Saúde Mental

A Psicomotricidade foca o seu estudo na mediação corporal, expressiva e lúdica e no “eu corporal”, ou seja, no corpo, nos seus movimentos, nas características destes, na sua expressão, significado e, sobretudo, na intencionalidade com que são realizados. Avalia a tonicidade, a equilibração, a lateralidade, a estruturação espácio-temporal, a noção do corpo, a praxia global e fina, a socialização e a cognição. O corpo é analisado de forma holística como uma unidade biopsicossocial, sendo ajustado ou reajustado aos contextos em que se insere, desenvolvendo a sua capacidade adaptativa.
A saúde mental manifesta-se física e psicologicamente em todos os níveis de atuação de um sujeito, e havendo um comprometimento da mesma, há um compromisso de determinados movimentos e expressões corporais que traduzem a organização mental. Neste sentido, a psicomotricidade tem um caráter preventivo e terapêutico nas diferentes perturbações psicopatológicas.
Especificamente na Casa de Saúde de São Rafael, a psicomotricidade, inserida no Serviço de Reabilitação Psicossocial, pretende proporcionar uma rotina diária mais ativa e estimulante, mantendo a capacidade funcional dos utentes. Pretende promover a consciência do corpo como um instrumento de comunicação, desenvolver estratégias de adaptação, reconstruir e organizar as perceções e ações adaptadas à realidade e ao ambiente em que estão inseridos. Em todo o processo de reabilitação é necessário atribuir significado às sensações obtidas pelo movimento do corpo durante as atividades proporcionadas. A consciência do sentir e percecionar o corpo é indispensável para a construção securizante do seu funcionamento e para a identidade pessoal.
Assim, é vantajoso a existência de um espaço privilegiado onde se possa potenciar a subjetividade e a possibilidade de atuação no mundo em relação aos outros e a si próprio, experienciando o máximo e diminuindo as manifestações da doença.

Bárbara Teixeira, Psicomotricista

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
Jaime Cruz, HS - Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt