Quarta-Feira, dia 02 de Dezembro de 2020
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Como é a minha terra

Dezembro de 2020

Como é a minha terra


Nome Completo:
Tomás Manuel Gonçalves da Silva
Data de Nascimento:
21/12/1962

Há quanto tempo está na Casa de Saúde São Rafael?
Estou na Casa de Saúde há 4 anos, e gosto de estar porque me tratam bem! Graças a Deus dou-me bem com toda a gente, e estou satisfeito por estar aqui. Só tenho a agradecer a esta Casa o que tem feito por mim.

Conhecia a Casa de Saúde antes de ser internado?
Não conhecia a Casa mas ouvia falar dela, pois era vizinho do Drº Hélio em São Carlos. Era conhecida pela “Casa Amarela” ou “Casa de Doidos”.
Afinal não era o que se dizia, pois como agora já a conheço, posso dizer com certeza que é uma Casa de bem, onde se cuida de pessoas com doenças mentais e alcoolismo. Tem profissionais de saúde com capacidades de tratar e cuidar de todos. É uma casa tranquila como um hospital.
É uma Casa que nos apoia, que nos ajuda. Sinto-me bem.
Entrei pela Unidade de Alcoologia, depois fui evoluindo, passei para a Bento Menni e depois para as residências no Lameirinho. Fui continuando a evoluir, até que cheguei à autonomia maior, que é uma casa que existe no Corpo Santo, onde temos toda a autonomia para sermos livres, e fazemos as nossas tarefas. Cozinhamos, limpamos a residência, e é uma maneira de me integrar na comunidade. Durante o dia ocupo-me na jardinagem na Casa de Saúde.

O que pensa das atividades desenvolvidas por esta Instituição?
As atividades são boas. Ajuda mentalmente e psicologicamente no dia-a-dia. Ajuda a ter uma rotina. Ajuda ter uma ocupação, no meu caso é o jardim. É bom estar ao ar livre. Também faço carpintaria, lavandaria…
Existem também passeios, festas, picnics, idas ao cinema ao teatro, touradas de praça. A Casa organiza e participamos com muito gosto. É uma maneira de diversão e descontração, apesar de este ano estar a ser muito diferente.

Acha que a sua experiência na CSSR lhe trouxe algum enriquecimento pessoal?
Sim, ajudou-me a desenvolver mais capacidades (cozinhar, fazer limpezas…). Ganhei independência sobre o álcool e mais autonomia. Ganhei mais confiança em mim mesmo, o que me ajudou a enfrentar os meus problemas diários.

Que tipo de apoio os colaboradores desta Casa deram para a sua motivação e bem-estar?
Deram orientações para a minha vida. Ajudaram-me a distinguir o que estava a fazer mal e bem. Deram-me um rumo para seguir na sociedade. Deram-me muito apoio na altura que mais precisava.

Como se sente como utente da Casa de Saúde São Rafael, e parte integrante da família hospitaleira de São João de Deus?
Sinto-me bem! Dou-me bem com toda a gente, e já é como se fossem da minha família. Gosto de estar aqui.

Neste momento encontra-se integrado numa residência autónoma. Pode nos dizer como está a decorrer esta experiência?
Está a correr bem. Fazemos tarefas diárias para manter a casa limpa e organizada, cozinhamos, fazemos listas de compras e vamos às compras, organizamos ementas diárias, etc. Temos a rotina “normal” de qualquer pessoa. Esta experiência fornece capacidades pessoais de adaptação para o futuro. Espero continuar a evoluir para um dia mais tarde poder integrar-me na comunidade por mim só.


Quer deixar uma mensagem para os leitores do jornal “O Irresponsável”?
Para os nossos leitores, o meu conselho é que se tiverem algum problema mental ou de álcool, procurarem a Casa de Saúde, porque ela está preparada para ajudar a ultrapassar estes desafios.
Para terminar quero agradecer a todos os profissionais da Casa de Saúde incluído o Sr. Diretor Dr. Marco Pavão, por tudo o que fizeram e continuam a fazer por mim.
Boas Festas e um feliz Ano Novo!
Muito Obrigada
O Irresponsável

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
1000 exemplares Impresso na Tipografia Moderna - Jaime Cruz - Artes Gráficas, Lda. Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt