Terça-Feira, dia 06 de Abril de 2021
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
“CuiDando” – Equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental

Abril de 2021

“CuiDando” – Equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental

O apoio domiciliário em saúde mental é essencial. Cerca de 20% dos utentes com doença mental, têm um reinternamento após a alta. O acompanhamento periódico de qualquer doença mental crónica, após internamento hospitalar, é fundamental para evitar recaídas e reinternamentos. Este facto é suportado pelas evidências da literatura, que referem que a promoção da estabilidade clínica dos utentes acompanhados em visita domiciliária em Saúde Mental, leva a uma patente baixa de dias de internamento.
Assim, as intervenções na comunidade, e o acompanhamento domiciliário, são das intervenções mais efetivas, e colhem a preferência das pessoas e das famílias (PNSM, 2008).
Tendo em conta estes dados, e sendo uma necessidade identificada na ilha Terceira para a população portadora de doença mental, a Casa de Saúde S. Rafael criou em 2018 uma equipa de apoio domiciliário em saúde mental, sendo uma resposta atualmente protocolada, e integrada na Equipa Técnica de Avaliação da Saúde Mental da Unidade de Saúde da Ilha Terceira.
O objetivo da equipa “CuiDando Ilha Terceira”, é prevenir ou reduzir o número de dias de Internamentos nos serviços de saúde mental, capacitando o utente para lidar com a sua doença; capacitando o cuidador informal para lidar com doença do seu familiar; promover a integração social e utilização dos recursos da comunidade, favorecendo assim a estabilidade clínica do utente, e promovendo a sua saúde mental e física, bem como uma melhor qualidade de vida e bem-estar.
Do testemunho daqueles que a equipa “CuiDando” acompanha, utentes e cuidadores, depreende-se na prática a importância deste trabalho de proximidade e de continuidade de cuidados, como expressa esta mãe: “Ele sente que tem apoio. Para mim também é bom. Faz-me bem (…)” (sic).
Desde o início do trabalho desta equipa até aos dias de hoje, a equipa “CuiDando” já recebeu 21 encaminhamentos, sendo que 19 pessoas tinham critérios para integrar o apoio domiciliário em saúde mental, e aceitaram a intervenção da equipa.
Destas 19, 7 pessoas estão em acompanhamento, 4 desistiram ou tiveram alta por abandono do programa, 2 faleceram por problemáticas de saúde física, e outras 6 tiveram alta estruturada e positiva, i.e. utentes que retomaram “a sua vida” nos objetivos a que se propuseram, sem necessidade de reinternamento.
Este breve balanço, permite-nos validar na prática a importância da intervenção em contexto domiciliário, e a mais-valia em termos de saúde para quem beneficia deste acompanhamento. É essencial a continuidade de cuidados, de modo a promover cuidados de excelência a quem deles necessite, e investirmos na melhoria da saúde mental na região, dando escala a projetos como o “CuiDando – Ilha Terceira”.
“CuiDando” – Equipa de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
Jaime Cruz, HS - Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt