Terça-Feira, dia 06 de Abril de 2021
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições

Abril de 2021

Pestes e Pandemia

Já muitíssima coisa foi dita e escrita sobre a atual Pandemia. Estamos todos com um elevado nível de saturação pandémico. Na nossa expectativa de vida, não contemplávamos esta, ou outra qualquer pandemia. Os sistemas familiar, educativo, social, económico, cultural e de saúde, não contemplaram pandemias. A atual sociedade é de bem-estar. Evita, ignora e é indiferente a sofrimento e morte. A história regista pragas e pestes, mas como coisas do passado. No presente, a ciência que é o máximo, que é suprema, tudo acautela, tudo segura, tudo resolve. E, neste pressuposto, construímos a nossa saúde mental. Débil é a Saúde Mental que não tiver raízes de resiliência, de luta contra adversidades, de combate e superação de problemas, de enfrentamento do difícil, da dor, do sofrimento, da morte. Aqueles que percebem e aceitam contrariedades, deficiências, e, mesmo, mortes, e cavalgando nelas, delas fazem forças, e com elas redescobrem outras vidas, vidas novas, esses demonstram ter saúde mental. E mesmo com doenças mentais diagnosticadas, é possível cavalga-las e continuar caminhos. Ter uma doença mental não tem que ser o fim; não pode ser o fim.
Pestes são descritas na Bíblia, e a História narra-as, chegando até nós. O mundo não acabou! Muitas pessoas perderam a vida. O sofrimento e a morte imperaram. Depois vieram tempos de bonança, e a Vida continuou.
No Outono de 1908, por ocasião da peste bubónica que avassalou a Ilha Terceira, a então Junta Geral do Distrito, fundou um Hospital de Isolamento, durante vários anos chamado Pavilhão do Isolamento, que começou a funcionar na Quinta da Calha, à Nasce Água, onde agora se instala a Casa de Saúde S. Rafael. (MERELIM, Pedro (2017) – As 18 Paróquias de Angra. Angra do Heroísmo: Instituto Histórico da Ilha Terceira. 2ª Edição, p. 108).
Chegados aos anos 20 e 21 do século XXI, a “peste” Pandemia SARS-CoV-2 / Covid-19, veio e encontrou pela frente a Hospitalidade, cheia de Saúde Mental, robusta, resiliente e confiante, e ninguém, nenhum de nós contraiu a “maldita” doença.
As pestes, as epidemias e as pandemias, sejam elas de que natureza forem, existem. Não as podemos escamotear. Saber enfrentá-las e conviver com elas, e ter consciência de que passadas umas, outras virão, e que sempre ficarão resquícios daquelas que passaram, é cimento para a nossa Saúde Mental.


Adelino Manteigas, Enf. Especialista ESMP

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
Jaime Cruz, HS - Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt