Sexta-Feira, dia 21 de Outubro de 2022
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael

Outubro de 2022

Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael

O dia 10 de Agosto de 2022, ficou marcado na Instituição, pela tomada de posse da Direção da Casa de Saúde São Rafael, para o quadriénio 2022-2026.

O dia 10 de Agosto de 2022, ficou marcado na Instituição, pela tomada de posse da Direção da Casa de Saúde São Rafael, para o quadriénio 2022-2026.
Na presença do Ir. Provincial e Presidente do Instituto São João de Deus, José Paulo Simões Pereira, e da Família hospitaleira de São João de Deus da Casa de Saúde São Rafael, foram entregues as patentes associadas às responsabilidades dos membros da Direção.
Como Diretor da Casa de Saúde São Rafael em continuidade, tomou posse o Dr. Marco Pavão, que conta já com a experiência de 12 anos de Direção deste estabelecimento de saúde.
Em continuidade também, tomou posse a Direção Clínica na pessoa da Dr.ª Rute Alves, a Direção Administrativa na pessoa do Dr. Nuno Machado, e o responsável da equipa da Pastoral da Saúde e Animação e Superior da Comunidade de Angra, o Ir. Joaquim Ramos.
A Direção de Enfermagem para o quadriénio que agora começa, é assumida pelo Enf. José Gomes.
Foi com muito orgulho que todos se apresentaram na cerimónia, e assumiram responsabilidades, numa tão nobre Instituição que este ano celebra os seus 95 anos de existência na Ilha Terceira.
Com uma identificação Institucional e compromisso máximo, foram estabelecidos objetivos de melhoria continua da qualidade assistencial, seja ao nível de infraestruturas, seja ao nível de recursos humanos, bem como ao nível do reconhecimento da Instituição, abertura da mesma à comunidade envolvente, e combate ao estigma que existe para com a pessoa portadora de doença mental.
Na sua intervenção o Diretor Dr. Marco Pavão, relevou a importância fulcral de todos os colaboradores, prestadores de serviço, Irmãos, utentes, voluntários, benfeitores e amigos, neste esforço de melhoria contínua, referindo ainda estar à vista de todos o que se tem conseguido com muito esforço.
Reiterou ainda que a Instituição passou quase 13 anos sem atualizações da diária de internamento, que só foram revista em 2021, e sem qualquer apoio ao investimento, enfrentou uma pandemia, enfrenta agora novamente o aumento generalizado de custos, entre outras dificuldades mais ou menos importantes, mas nunca se desviou do caminho que estava traçado, demorando apenas um pouco mais a chegar.
Referiu ser essencial, que com a crise atual o Governo Regional aumente a diária de internamento de psiquiatria e dependências, pois está muito desfasada do real custo, ainda mais em tempo de espiral inflacionista, e crise conjuntural.
Em jeito de balanço, foram referidos investimentos como a remodelação da Unidade Ir. Sinforiano e do Atelier “Casa da Amizade”, a abertura de 3 residências na Comunidade, uma delas num protocolo pioneiro com a Direção Regional da Solidariedade Social, que dá origem ao “Apartamento de Autonomia”, o projeto de empregabilidade na deficiência “EmpregOn” que já vai no seu 3 ano, as Equipas de Apoio Domiciliário, que mesmo sem financiamento da tutela, estão no terreno, a abertura da Unidade de Alcoologia e Novas Dependências Comportamentais à população do género feminino, o alargamento do âmbito dos serviços certificados pelo referencial de qualidade EQUASS, a criação de projetos a protocolar com a Tutela, uns ainda pendentes e outros e vias de concretização, e agora mais recentemente, com o pioneirismo que caracteriza esta Instituição, o estabelecimento de um protocolo com a empresa multinacional Ibersol, para no restaurante KFC de Angra do Heroísmo, ter por semestre, 2 utentes em ocupação, cem contexto real de trabalho.
Referiu também que a aposta em atividades inclusivas e de combate ao estigma, como a semana da reabilitação, o São Rafael dos pequeninos, a caminhada pela saúde mental, as celebrações do dia mundial da saúde mental, a marcha de são João, as Sanrafaelinas, etc. serão para continuar e reforçar.
Como um dos mais importantes e atuais desafio da Casa de Saúde São Rafael, que vão de encontro ao caminho traçado, e que ainda aguardam por apoio da Tutela, identificou as obras de remodelação das Unidades de Internamento, que vão permitir dar um enorme salto em termos de qualidade assistencial, e que vão marcar a imagem desta Instituição por muitos anos.
A política ambiental do ISJD, a sustentabilidade e eficiência energética, a gestão adequada de resíduos são também temas fundamentais para o quadriénio.
Segundo o Diretor, a Instituição pretende-se estar também na linha da frente no que concerne à rede regional de cuidados continuados em saúde mental, que legislada por DLR desde 2016, ainda não foi implementada.
Como mensagem final, o Diretor reconheceu e valorizou o compromisso Institucional de todos aqueles que no seu dia-a-dia contribuem para o bem-estar dos utentes assistidos e para, referindo que o força da Direção que agora tomava posse, estava na força de toda a sua equipa.
Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael Tomada de Posse da Direção do ISJD – Casa de Saúde São Rafael

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
Jaime Cruz, HS - Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt