Sexta-Feira, dia 21 de Outubro de 2022
Director - Pe. F. Caetano Tomás
Links Eventos AFAUCSSR Assinar Edições
Projeto “Sei fazer+”…

Outubro de 2022

Projeto “Sei fazer+”…

Um projeto inovador na região, em prol da saúde mental, em prol do direito a uma vida ativa e produtiva para todos!

Um projeto inovador na região, em prol da saúde mental, em prol do direito a uma vida ativa e produtiva para todos!
O desafio de promover a saúde mental, prevenir o desenvolvimento de doença mental, e tratar com base em princípios de qualidade, rigor técnico e científico e humanização de cuidados, são as premissas basilares da ação da Casa de Saúde S. Rafael (CSSR), no seu contributo em prol da saúde mental nos Açores há já quase 100 anos.
Neste âmbito, e com o pioneirismo que a caracteriza, a Casa de Saúde São Rafael estabeleceu um protocolo com a empresa Ibersol Madeira e Açores Restauração, S.A., no sentido de promover a integração de utentes em programa de ocupação estruturado, na comunidade, neste caso no restaurante KFC de Angra do Heroísmo, permitindo-lhes um treino de acordo com um contexto real de vida, de modo a que desenvolvam rotinas de trabalho e uma maior autonomia que promova a integração socio-laboral e facilite a procura de emprego, aquando da reintegração na Comunidade
O Serviço de Reabilitação Psicossocial (SRP) é um dos serviços que a CSSR disponibiliza à população que acompanha, sendo um serviço de referência no treino de competências essenciais, para que o indivíduo possa sentir-se um membro ativo da sua comunidade.
Pretende assim ajudar a pessoa com doença mental a desenvolver competências e recursos de forma a desenvolver o máximo de autonomia, funcionalidade e integração social. Este processo visa a identificação de objetivos e a obtenção de competências necessárias para os alcançar, delineando um plano individual de intervenção para cada pessoa integrada no serviço, de acordo com as suas expetativas, da família que acompanha o utente e da avaliação da equipa de referência. O SRP promove então a recuperação, a inclusão social, empowerment, e a melhoria da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos que acompanha.
No projeto de ocupação na comunidade “Sei Fazer+” pretende-se que o treino ocupacional ocorra em contexto real de vida, favorecendo não só um trabalho próximo entre comunidade e a CSSR, bem como que permita a quem passa por um processo de reabilitação, dele possa usufruir de acordo com a sua situação clínica. Trata-se de uma experiência que favorecerá de modo inequívoco a reintegração profissional, pela (re)aprendizagem em contexto real de vida, indo assim a intervenção nesta área de competências, para além dos habituais pólos ocupacionais ergoterápicos, que a CSSR dispõe.
Este programa pioneiro e inovador na Região Autónoma dos Açores, preconiza um sistema de saúde mental moderno, e um passo muito importante na intervenção em reabilitação psicossocial, que é acompanhado pela visão e responsabilidade social de uma empresa de referência.
Com a criação desta resposta ocupacional na comunidade, “Sei Fazer +”, pretende-se: - promover a inclusão laboral de indivíduos portadores de doença mental através de experiências ocupacionais e combater o estigma e o acesso deficitário ao mercado de trabalho de indivíduos portadores de doença mental.
Mais um passo dado, mais uma possibilidade de em parceria… Sabermos Fazer +

Projeto “Sei fazer+”… Projeto “Sei fazer+”… Projeto “Sei fazer+”… Projeto “Sei fazer+”…

Retroceder

1

Temas da última edição

O irresponsável

Redacção e Administração:
CASA DE SAÚDE S. RAFAEL
Caixa Postal: 9701-902 Angra do Heroísmo
Telefone: 295204330
Propriedade:
Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus - Casa de Saúde S. Rafael
Contribuinte N.º: 500927731
N.º Registo do título: 100460
Director:
Redactores:
Marco Pavão, Mónica Morais e Leonor Brás
Tiragem Bimensal:
Jaime Cruz, HS - Angra do Heroísmo


Contador grátis Web Development - Via Oceânica 2009 - Todos os Direitos Reservados Email - cssr.angra@isjd.pt